Libros

Michel Foucault: biopolítica e estética da existência [Guilherme Castelo Branco]

O que está em jogo, no texto, é a nossa condição atual. Sob o signo do confronto e da agonística, Guilherme Castelo Branco procura situar, em duas linhas de frente, as arestas entre as dinâmicas do poder  e os processos de resistência, que nunca cessam, em especial no presente.

A Pandemia e o Pandemônio: Ensaio sobre a crise da democracia no Brasil [André Macedo Duarte]

Neste ensaio, voltado para uma análise da crise da democracia no Brasil, crise essa acirrada ao extremo pela pandemia do novo coronavírus, André Duarte leva a termo uma exposição dura e necessária de nosso corpo social e político, das contradições inerentes às nossas experiências comunitárias, assim como explicita e acompanha com atenção o acirramento em nossas terras de uma gestão da vida transformada diretamente em produção da morte e o despontar de uma necropolítica que escancara o nosso mal radical. 

Sartre: da Filosofia à Psicologia

Esta obra é resultante de um projeto interinstitucional, relacionado ao GT Psicologia & Fenomenologia, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPPEP). O livro busca resgatar algumas das contribuições da filosofia sartriana para a psicologia, seguindo o curso do pensamento de Sartre como fundamento para uma reflexão crítica sobre o cenário contemporâneo e para sustentar ações que busquem transformá-lo. A sua ontologia dialética, que descortina o real como a tensão resultante de forças antagônicas entre a objetividade e a subjetividade, entre o ser e o nada, exige uma compreensão sintética das condições de vida singular e social. Daí desdobram-se os fundamentos da antropologia estrutural e histórica e da psicologia existencialista.

O governo da emergência [Diego Reis]

Este livro analisa os procedimentos de governo erigidos a partir da política de “guerra ao terror”, suas estratégias, táticas e alvos. Parte-se da hipótese de que para entender as atuais relações entre o governo da emergência, a produção do medo e da (in)segurança é necessário examinar os processos de estigmatização racial implicados no poder punitivo do Estado, bem como as consequências político-jurídicas derivadas dessa paisagem de guerra ao terror.
Deste modo, é adotada uma perspectiva racializada e decolonial, que reconhece os efeitos persistentes da colonialidade nas sociedades subalternizadas, na interface entre a luta por direitos sociais e a anomia; entre a proteção da vida humana e seu extermínio sumário. Trata-se, então, de discutir como a construção discursiva do terror e do terrorista/criminoso/inimigo racializado fundamenta o paradigma necropolítico vigente e a sujeição criminal de corpos racialmente marcados, traduzidos na intensificação das práticas punitivas, em um período no qual as violações sistemáticas dos Direitos Humanos são justificadas em nome da guerra ao terror, ao crime ou às drogas.

Elección, Cuidado, Gratuidad [Carolina Rusca y Lucía Vinuesa]

En la publicación encontrarán trabajos que pretenden colmar de sentido tres palabras: elección, cuidado, gratuidad, en un contexto de desolación material, con un Estado arrasado por cuatro años de políticas de endeudamiento y de desguace de reservas en manos de una economía financiera liberada, con niveles significativos de represión y disciplinamiento político y social.

Al mismo tiempo, las palabras elección gratuidad resuenan con especial fuerza en esta publicación, en relación con las urgencias políticas de una coyuntura en que se avecinaba la posibilidad de un cambio o renovación de gobierno en Argentina, y con los modos de comprender la cuestión universitaria. Ambas categorías son consideradas en el e-book junto a los problemas que se nombran con la voz del cuidado, que en las últimas décadas ha servido para pensar un arco de problemas que se tienden entre la preocupación por el cuidado del mundo y el interés por el cuidado de sí.

Este libro, publicado por la Editorial de la Facultad de Filosofía y Humanidades (UNC), tiene por compiladoras a Carolina Rusca y Lucía Vinuesa.

El libro se puede descargar aquí.

Artículos

Chamorro, Emmanuel (2021). «Disciplina y capitalismo en la genealogía foucaultiana de la modernidad (1973-1975)», Revista de Estudios Sociales, 75 | 2021, 2-14.