Presentación

Professora Associada da Universidade do Recôncavo da Bahia, com atuação nas áreas de Filosofia Política, Ética e História da Filosofia Contemporânea. Membro permanente da Comissão de Organização do Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA) e do NUPEF-Núcleo de Pesquisa e extensão em Filosofia da UFRB.

Contacto: giovanatemple@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9881-5440

Publicaciones

Artigos Publicados:

  • TEMPLE, G. C.. O desejo no pensamento de Foucault: do indivíduo ao sujeito de uma sexualidade.. Lampião. Revista de Filosofia, v. 1, p. 1-268, 2020.
  • TEMPLE, G. C.. Regime de verdade e manifestação: das práticas de governo à direção da conduta do homem em Foucault. Sol Nascente, v. 1, p. 1-143, 2020.
  • TEMPLE, G. C.. AUTOCONSERVAÇÃO E DEMOCRACIA: NOTAS NIETZSCHEANAS PARA UMA CRÍTICA À POLÍTICA MODERNA. Revista Ideação, v. 1, p. 1-24, 2015.
  • TEMPLE, G. C.. Foucault e o racismo biológico e estatal. Paralaje, v. 11, p. 1, 2014.
  • TEMPLE, G. C.; RODRIGUES, M. G. . Prazer, sexualidade e normalização do real. Estudos Nietzsche, v. 5, p. 1, 2014.
  • TEMPLE, G. C.. Foucault, o poder e a infâmia. Ideação (UEFS), v. 1, p. 1-389, 2013.
  • TEMPLE, G. C.. Foucault, o acontecimento e os limites da razão kantiana. Kant e-Prints (Online), v. 6, p. 84-99, 2011.
  • TEMPLE, G. C.. Aufklärung e a crítica kantiana no pensamento de Foucault. Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP), v. 14, p. 1-306, 2009.
  • TEMPLE, G. C.. Nietzsche e a história da filosofia: oposição ou continuidade?. Extensão e Cultura (UFG), v. 5, p. 1-206, 2008.

Livros:

  • TEMPLE, G. C.. Subjetividade no pensamento do século XX. Uma Introdução.. 1. ed. Curitiba: Appris Editora, 2017. v. 1. 291p .
  • TEMPLE, G. C.. Acontecimento, poder e resistência em Michel Foucault. 1. ed. Cruz das Almas: UFRB, 2013. v. 1. 288p .
  • Capítulos de Livro:
    TEMPLE, G. C.. Autoconservação e Democracia. In: Malcom Guimarães Rodrigues. (Org.). Brasil, democracia e escândalo : ensaios políticos. 1ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2019, v. 1, p. 1-150.
  • TEMPLE, G. C.; MIOTTO, M. . Sobre a questão do sujeito em Michel Foucault. Subjetividade no pensamento do século XX. Uma introdução. 1ed.: , 2017, v. 1, p. 227-266.

Proyectos

Projeto de Pesquisa atual:

Título: Desejo e prazer em Michel Foucault.

Resumo: Com a recente publicação do quarto volume de História da Sexualidade (2018), “Confissões da carne”, do filósofo Michel Foucault, este projeto pretende analisar de que maneira Foucault trata a noção de desejo e de prazer ao longo dos quatro volumes de História da Sexualidade. Para compreender de que modo o indivíduo moderno pode fazer a experiência dele mesmo como sujeito de uma sexualidade, Foucault se viu frente à tarefa de distinguir a maneira pela qual, durante séculos, o homem ocidental fora levado a se reconhecer como sujeito de desejo, como explica o filósofo no segundo volume de História da sexualidade. Considerando a análise desta genealogia do sujeito de desejo feita por Foucault a partir da história da sexualidade, este projeto buscará mostrar como Foucault parece preferir a noção de prazer, e não de desejo, para pensar uma economia geral do prazer que não seja sexualmente normatizada.

Projeto de Extensão atual:

Título: Gaia Nefelibata: a filosofia em território virtual.

Resumo: O Projeto foi criado em Julho de 2020 e é uma iniciativa do grupo de pesquisa Subjetividade no Pensamento Contemporâneo, com docentes da UFRB, UFF, UFS, UFAL e UEFS. Este Projeto tem por objetivo promover, de modo mais amplo, um saber alegre, mundano, que compreende vida e conhecimento como partes constituintes de um mesmo processo, e a ciência como potencialidade de vida em todos os seus aspectos. De modo mais específico, o objetivo do projeto consiste em divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos docentes das cinco universidades públicas que integram a proposta, por meio de vídeos, podcasts e encontros virtuais.